Postado ontem sobre as “Áreas sem Drones”, que consiste na região de Washington, DC e um raio de 25 kms no entorno do Ronald Reagan Washington National Airport. Foi noticiado um caso, de que na mesma semana em que foi feita a publicação da campanha da FAA, um veículo aéreo não tripulado sobrevoou a região e obrigou o serviço secreto a evacuar a Casa branca.

Por alguns instantes a Casa Branca ficou bloqueada na última quinta-feira, dia 14, após o serviço secreto parar um indivíduo que estava pilotando um drone em um parque próximo ao local. O modelo que ele controlava era um Bepop, da Parrot, no parque Lafayette, a uma altura de cerca de 35 metros.

O parque que estava cheio de pessoas, no horário de almoço, em um dia ensolarado de primavera foi rapidamente esvaziado e a Casa Branca confinada. O homem que estava controlando o veículo foi preso por agentes uniformizados do Serviço Secreto.

Uma foto do drone utilizado foi divulgada pelo serviço secreto, o modelo popular entre os consumidores leva uma câmera integrada. Também, declararam que o veículo aéreno não tripulado foi monitorado por um certo tempo, como uma medida de precaução, e foi declarado como seguro, não apresentando nenhum risco para as pessoas na proximidade ou àquelas que se encontrava na Casa Branca naquele momento. O presidente Barack Obama estava em uma reunião com os líderes do Golfo, em Camp David – Maryland, no instante do ocorrido.

Casa Branca fecha por causa de pequeno DroneCasa Branca fecha por causa de pequeno Drone

Vale lembrar que o voo de drones é proibido na capital dos Estados Unidos, e isto vem sendo enfatizado na campanha “Área sem Drones” da FAA (Administração Federal de Aviação, em português). Lançada na semana passada para conscientizar as pessoas sobre a regra que existe desde os atentados de 11 de setembro.

Houve um caso parecido, quando, em janeiro deste ano um modelo DJI Phantom bateu contra o chão da Casa Branca depois que o piloto, um funcionário público, perdeu o controle. Segundo algumas fontes ele estava um pouco alterado, e apresentava sinais de embriaguez no momento do ocorrido. Este caso foi considerado um acidente e nenhuma acusação foi feita contra ele.