Na Suíça estão sendo preparados os testes para os “drones carteiros”, que iniciarão as entregas para ver como o serviço se comportará durante o verão.

Drone Carteiro da DHL

O projeto foi confirmado por funcionários dos correios à AFP (Agence France-Presse), agência de notícias francesa que é considerada uma das mais prestigiadas do mundo. Segundo, completa, uma notícia do The Register, website britânico especializado em notícias sobre tecnologia, já há uma parceria entre os serviços postais suíços e a empresa fabricante de drones, norte-americana, Matternet e com a Swiss International Air Lines, companhia aérea suíça com sede no EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg (aeroporto binacional – servindo a Suíça, França e Alemanha).

A principal ideia é facilitar a entrega às vilas e cidades suíças que são de difícil acesso durante o inverno, por conta da queda de neve. Se os testes da entrega com os VANTs forem bem-sucedidos, além de esses locais isolados poderem receber entregas pelo serviço tradicional, não um especializado em entregas em áreas cobertas pela neve, também será de uma forma completamente inovadora.

Imagine a cena: você aguardando uma entrega e, de repente, escutando o barulho de algo voando próximo da sua casa e de algo caindo no seu quintal. Quando você vai ver, percebe que as coisas que você queria, literalmente, caíram do céu.

Vale lembrar que a Amazon já conseguiu autorização para a utilização dos veículos aéreos não tripulados em suas atividades comerciais, e assim como a DHL (ver foto no início desta postagem, é uma imagem de um drone deles) e o Google, estão testando este modo de entrega. Embora ainda não se saiba qual o tamanho dos testes que os correios Suíços efetuarão, e nem a capacidade de entregas que os drones terão, vale a pena acompanhar para ver como o serviço funcionará e ver que outros países aderirão à ideia em breve.

Categorias: