“Uso de Gás de Pimenta em Manifestantes” Yashasvi Yadav, o chefe de polícia da capital de Uttar Pradesh, oitava cidade mais populosa da Índia (contando com dois milhões de habitantes) já fez uma declaração dizendo que a sua equipe havia conseguido entender como manipular o drone, permitindo mirar com precisão e acertar quem eles queriam, inclusive em áreas com vento e com grande aglomerado de pessoas.
“Pimenta não é fatal, e é muito eficaz em controlar multidões. Nós podemos pulverizá-la de diversas alturas”, declarou Yashavi Yadavi.
O uso de drones equipados para pulverizar gás de pimenta deve começar ainda este mês, abril. Não será a primeira vez que os veículos aéreos não tripulados serão utilizados em Lucknow, em encontros religiosos eles já participaram de missões de vigilância.
É a primeira vez que é noticiado o uso de drones contra a população. E, provavelmente, a ideia inspirará muitos países nos quais há histórico de várias manifestações e protestos.
Segundo o censo de 2001, Lucknow é um dos Distritos de Concentração de Minorias do país, com múltiplas manifestações culturais. Também é conhecida como A Constantinopla na Índia. A cidade é muito procurada por estudantes e curiosos sobre a cultura e história da Ásia Meridional. Possui o primeiro banco de DNA humano da Índia, que é o segundo do mundo, além de um sistema de identificação de DNA resultado de uma parceria entre o estado e empresas privadas.
Na Índia, tendo mais de 1 bilhão de habitantes, ocorrem manifestações e protestos diariamente. A maior parte são protestos pacíficos, mas alguns acabam terminando em ações violentas, de vandalismo e pessoas lesionadas.
Atualizando: no dia 23 de julho, deste ano, a polícia de Uttar Pradesh utilizou um drone para prender um bandido. Foi divulgado um vídeo, no qual é possível ver o veículo utilizado e, também, o policial controlando o drone.
O ladrão foi reportado depois de roubar 6 lakh (representação no sistema numérico indiano para cem mil) de um comerciante. A polícia de Uttar Pradesh comentou que esta cena, onde um drone auxilia na captura, deve se repetir mais vezes.