Com a popularização e evolução dos drones não é de se surpreender que circulem nas redes sociais belíssimas imagens, afinal, como seres humanos, gostamos de registrar momentos especiais das nossas vidas, seja para eternizar a memória e podermos recordar, e nos emocionarmos, sempre que olharmos a fotografia ou para compartilhar com os nossos amigos pela internet.

Mesmo os drones ainda estando em um processo de popularização, ganhando seus adeptos, já conta com números expressivos no Brasil e um mercado promissor, assim como aqueles que optarem por uma possível especialização em fotografias aéreas usando os veículos não tripulados. Mas o que pouca gente sabe, é que existe um serviço de compartilhamento de imagens, fotos e vídeos, que aceita apenas criações feitas com os drones e, mais do que isso, promove concursos entre os seus membros. E esse serviço, esta rede social focada no compartilhamento de imagens feita com drones se chama: Dronestagram – nome que rapidamente nos remete ao Instagram, serviço de compartilhamento de imagens adquirido pelo Facebook

Este ano ocorreu a segunda edição da competição anual de fotografias aéreas. Contando com mais de 5 mil fotos submetidas à plataforma, mais que o dobro da edição anterior em que foram enviadas cerca de 2 mil imagens, entre suas três categorias: “nature”, em que as fotos nos recordam das belezas naturais que muitas vezes passam despercebidas; “place”, mostrando locais, conhecidos ou não, de um novo ponto de vista; e a nova categoria inserida este ano, “dronies”, que segundo o blog oficial do Dronestagam, coloca as pessoas no coração, no centro, de toda a ação e emoção que há em torno dos voos dos drones; e uma categoria “popular” em que a foto mais curtida seria a vencedora.

Segundo participantes desta edição, não houve nenhuma burocracia ou dificuldade em participar da competição de fotografias de drones, promovida pela Dronestagam. Bastava ter um registro, que pode ser feito facilmente no site; enviar a foto e contar em algumas linhas a história da fotografia, eles deram uma atenção especial a esse último detalhe e incentivaram as histórias subjetivas (entre as sugestões de histórias, algo para dar uma ideia às pessoas do que eles esperavam, estavam: local em que viveu ou passava os feriados, praia favorita e primeiro beijo). Uma atitude interessante da companhia, lembrando que fotografar não é apenas criar uma “arte pela arte”, como foi a época do parnasianismo, mas sim um processo de construção de uma obra-prima que sempre nos lembrará de um momento especial, incentivando a criatividade e recordando as pessoas do lado humano delas, além de desejar fotografias de acelerar o coração e deixar a respiração ofegante.

Também é permitido que os membros do Dronestagram interajam entre si, podendo comentar, compartilhar e curtir as imagens e os vídeos disponibilizados no site. Além de incentivar ações como tal, que fica evidente na categoria “popular” de sua competição. É interessante pois mostra que o site não quer apenas que as pessoas mostrem seus feitos, mas também apreciem os de outras pessoas.

A última edição do evento teve em sua lista de patrocinadores grandes empresas e conhecidas, como: Kodak, Parrot, Go Pro, Adobe, Hexo+, Hobbico e Piccanova. O que permitiu que a Dronestagram premiasse seus participantes, e garantindo a felicidade dos vencedores, e aos demais a satisfação de saber que sua foto foi vista por grandes corporações, personalidades conhecidas e pessoas renomadas.

Os critérios da competição que são levados em conta pelos juízes da competição da Dronestagram são: criatividade, qualidade da imagem e respeito ao tema.

Vale a pena visitar o site (link à página oficial da Dronestagram) com uma certa frequência e acompanhar as atualizações, as novas imagens e vídeos, seja para se inspirar ou apenas como um passatempo. Há várias imagens de tirar o fôlego, ângulos e locais de impressionar, além de dar aquela vontade de se teletransportar para o local e poder conferir com os próprios olhos. As imagens aéreas nos concede um novo modo de enxergar as coisas, e talvez seja isso que estejamos precisando para poder fazer a diferença e construir um mundo melhor.

Para encerrar esta postagem, deixo uma frase do fundador da Dronestagram, Eric Dupin:

“Some people want to change the world, at Dronestagram we want to change the way we see the world”. (Algumas pessoas querem mudar o mundo, no Dronestagram queremos mudar o modo como nós vemos o mundo)