Após um período de expectativas sobre o financiamento coletivo, no Indiegogo, do menor drone do mundo, pode-se, agora, afirmar com toda certeza: o menor veículo aéreo não tripulado do mundo está pronto e logo alçará voo. Claro, que falar que ele está finalizado é apenas uma forma de dizer que o projeto recebeu mais de 200% do valor que era necessário para o seu lançamento, no momento em que esta notícia está sendo escrita é o equivalente a 24 mil dólares e ainda há 41 dias “restantes” para que os interessados contribuam.

Menor Drone do MundoMenor Drone do Mundo

O Wallet Drone, como foi nomeado, é o menor que já se teve a ideia, medindo 4 cm x 4 cm x 1,75 cm. Como o próprio nome nos remete é um “drone de carteira”, pois, mesmo com o controle remoto e a estação de recarga, ele não é muito maior do que as carteiras que estamos acostumados a colocar no bolso e sair por aí. O que permite que você o carregue para qualquer lugar.

Ele pode voar por cerca de 7 minutos com uma recarga de meros 20 minutos, feita por meio de um cabo USB ou conectando-se ao controle remoto, que usa 4 pilhas AA, o que ainda o permite ser carregado em qualquer lugar, sem necessitar de uma tomada.

O único ponto negativo é o seu tamanho que o impossibilita, por enquanto, carregar uma câmera. O que o torna nada mais que um brinquedo. Mas como foi noticiado na semana passada, engenheiros da faculdade de Stanford conseguiram, usando uma impressora 3D, criar um robô que consegue carregar 2000 vezes o seu peso. Quem sabe em breve não tenhamos notícias de uma nova versão do Wallet Drone com um pouco da força do μTug, como ficou batizada a criação que foi baseada nas lagartixas.

Mas vale ressaltar as suas três velocidades pré-programadas, seus sensores para manter o drone estável durante o voo, a facilidade com a qual pode-se dar um giro de 360º, e as luzes de LED que permitem decolagens, manobras e diversão noturna.