Drone que planta um bilhão de árvores
Na tentativa de reduzir os efeitos do desmatamento, uma startup de origem britânica criou um projeto no qual UM drone planta UM bilhão de árvores em UM ano. Segundo a BioCarbon Engine, a utilização de drones seria mais efetiva que os métodos utilizados tradicionalmente no mercado, como o plantio manual de árvores, um processo lento e caro.
“Nossa solução equilibra esses dois métodos. Em primeiro lugar, por meio do plantio de sementes germinadas, utilizando técnicas de agricultura de precisão. Em segundo lugar, por ser escalável e automatizada, a nossa tecnologia reduz significativamente os requisitos de mão de obra e custos.”, diz a empresa em seu site (link para o site da empresa).
A primeira parte do processo é o mapeamento, que é feito com a ajuda do VANT, do terreno para produzir mapas 3D de alta qualidade sobre a terra que será plantada, possíveis plantações existentes no local e as áreas que serão restauradas.
Esta primeira parte é importante para que seja traçado os planos de atividade e eles vejam possíveis empecilhos no desenvolvimento das árvores, assim como, prever se a área é adequada para receber aquelas sementes.
Depois, usando as informações obtidas durante o mapeamento e após a reflexão sobre a taxa de sucesso no desenvolvimento das árvores, os drones realizam as atividades de plantio. A esperança vem do alto na forma de pequenas cápsulas que se rompem ao atingir o solo, liberando, assim, as sementes germinadas.
E por último, mas não menos importante, a fase final do projeto que seria o monitoramento. Ajudando a fornecer informações sobre a saúde das árvores e do ecossistema ao longo do tempo.
O projeto de reflorestamento em escala industrial a partir de drones ainda não está completamente pronto para uso comercial, mas o seu protótipo, que ganhou R$ 20 mil em fundos do Centro de Empreendedorismo Skoll no ano passado , deve entrar em pleno funcionamento até o final deste ano.
Vale a pena ficar de olho neste projeto. Pois além de tratar de um assunto do qual nós já estamos atrasados (sustentabilidade), ele trata de uma forma inovadora e promissora. Além de acompanhar, devemos compartilhar o projeto e apoiar a causa como estiver ao nosso alcance. Quem sabe em breve não seja noticiado que os efeitos do desmatamento já nem são mais perceptíveis pois houve plantação em massa de árvores em áreas cruciais, recuperando o ar puro e a nossa qualidade de vida.
Fonte: BioCarbon Engineering (link para o site oficial)