Possuindo uma lata de spay, um drone, vandaliza um outdoor da Calvin Klein, nos Estados Unidos nesta semana. O modelo usado na ação foi o Phantom, que teve seu funcionamento modificado, adaptando-o à ação.

Drone grafiteiroDrone grafiteiro

KATSU, artista de grafite que ganhou sua fama como grafiteiro na década de 1990 em Nova York, apresentou entre os dias 10 e 13 de abril, de 2014, várias pinturas abstratas feitas por um drone no Silicon Valley Contemporary. A utilização de drones à pintura foi algo inédito, para tal KATSU adaptou todo o software e hardware do equipamento, incluindo um mecanismo para pressionar o botão e emitir o spay. O resultado foram traços quase-aleatórios, gerados pela precisão ao controlar remotamente o VANT e a necessidade do veículo em se manter estável e voando. O grafiteiro já colaborou com o _Laboratório de Pesquisas sobre Grafite_, que reúne vários artistas e pessoas ligadas às diversas áreas tecnológicas, e é um dos atuais pesquisadores no _Laboratório de Tecnologia e Arte Livre_, onde se encontram artistas, engenheiros, cientistas, advogados e músicos dedicados à imersão na cultura popular com tecnologia Open-Source (iniciativa que defende a liberdade no uso, modificação e distribuição de softwares).

Drone vandaliza outdoorDrone vandaliza outdoor

Mas esta semana um outdoor da Calvin Klein, com a imagem da modelo Kendall Jenner, em Nova York foi vítima de vandalismo, e o autor do ato foi um drone. Ficando a seis andares de altura, não seria viável a utilização de algum método tradicional na ação. Em cerca de um minuto, o drone já estava na altura dos olhos da modelo e já havia deixado um rastro considerável de tinta.

“É incrível ver o primeiro potencial do uso do aparelho para o vandalismo” disse o KATSU, que completou afirmando que 70% da concentração foi dedicada em manter o “equilíbrio com a superfície dimensional que estava sendo pintada”

Mesmo ganhando destaque nos noticiários e nas principais páginas de notícias pelo mundo, o objetivo foi apenas a demonstração do uso dos drones em ações do tipo, uma “prova de conceito”. KATSU anunciou que uma versão aprimorada do drone grafiteiro será apresentada em breve, e segundo ele, o novo modelo contará com uma melhoria na atividade de controle do veículo, garantindo uma melhor estabilidade, graças a um elemento de computação visual no qual ele está trabalhando.

Mesmo sendo apenas uma versão 1.0, do drone grafiteiro, efetuou algo que até a semana passada era impossível parecer fácil. Até mesmo KATSU, que construiu o sistema e apresentou obras pintadas pelo drone, se mostrou um pouco assustado com o qual poderoso o drone se mostrou.