Tabela de Conteúdos

  1. O Melhor Drone para Iniciantes
  2. O Melhor Modelo:
    1. Vídeo do Air Hogs Helix X4 voando:
  3. O Melhor para Iniciantes com alguma experiência:
    1. First Person View do Blade Nano QX
  4. O Drone Miniatura:
    1. Vídeo do UDI U839:
  5. Melhor Modelo de Drone com Câmera:
    1. Vídeo mostrando um voo do Syma X5C
  6. O Modelo Mais Silecioso:
    1. Vídeo do drone Syma X4 voando na neve
  7. O Pequeno Drone com Câmera:
    1. Hubsan X4: um voo do drone na praia
  8. Dicas para iniciantes com os drones

Com sua popularização, é comum que muitas pessoas queiram iniciar suas aventuras com os drones, levando à dúvida sobre qual o melhor drone para iniciantes.

A verdade é que o tempo em que os drones eram usados exclusivamente para fins militares acabou. Assim como já ocorreu com outras coisas, como por exemplo a Internet, os veículos aéreos não tripulados vêm passando a ser acessíveis ao público e, mais uma vez, a história se repete.

Procurando por artigos que abordassem o assunto, encontrei alguns, e um em especial que ao ler percebi que merecia uma tradução para o português. Este artigo, escrito originalmente pelo Sean Hollister, para a Gizmodo, tem como objetivo auxiliar àqueles que estão ansioso para começar, procurando pela internet qual o melhor modelo, e com qual iniciar.


O Melhor Drone para Iniciantes

Vários modelos de dronesVários modelos de drones

A parte mais difícil, que eu encontrei, foi escolher com qual modelo começar. Quando percebi o quão fácil e barato poderia ser, comprei o primeiro drone que eu vi. O resultado foi que ele perdeu suas hélices, sempre colidindo com os objetos, e meu cachorro quase engoliu uma delas.

O segundo modelo que tentei deixou arranhões nas minhas paredes, e o seguinte alguns nas minhas mãos. Então resolvi que encontraria o modelo perfeito para iniciantes, um que fosse fácil para aprender, durável, barato e seguro para voar indoor (dentro da minha casa).

Os modelos, de drones, baratos são relativamente novos, e as vezes difíceis de encontrar em lojas físicas. Mas ao procurar na internet, encontrei quase a quantidade de veículos aéreos necessários para tampar o sol.

Alguns drones são grandes e outros pequenos, me interessei por miniaturas de quadricópteros por:

  • Suas baterias durarem em média de 6 a 8 minutos;
  • Terem um bom alcance do sinal do controle, graças aos transmissores de 2,4 GHz;
  • São estáveis, devido aos giroscópios internos, e no que diz respeito aos drones, principalmente para os iniciantes, estabilidade é algo muito importante;
  • E o tempo necessário para carregar a bateria, através do USB, ser baixo, cerca de 1 hora.

Parecem perfeitos, mas adivinhe o que eles não têm? Protetores às hélices. Para quem está aprendendo, e não quer ver seu drone ser danificado, essa é a prioridade número um.

Então, fiz o que qualquer amante de tecnologia faria: Liguei o meu drone, com as devidas proteções, e meu coração voou. E como dizem “a primeira vez a gente nunca esquece“.

Mesmo após todos aquelas falhas tentativas de controlar um drone, ao tentar com o drone certo para iniciantes, foi inesquecível.


O Melhor Modelo:

Air Hogs Helix X4 StuntAir Hogs Helix X4 Stunt

Se eu pudesse recomendar apenas um modelo, e para voar sem ninguém mais por perto, seria o Air Hogs Helix X4.

Custando apenas 65 dólares ele não impressionará seus amigos, não é um modelo extremamente rápido.

É o único que voou na direção da minha preciosa TV de plasma da Panasonic, em alta velocidade, apenas coberto pela sua “armadura” de isopor leve, e mesmo assim não fez, nem teve, nenhum arranhão.

É fácil controlar e simples para começar a usar, por dispensar a maior parte das configurações que a maioria dos drones necessitam.

Tudo que foi necessário, foi colocar as 8 pilhas AA e pude fazer alguns voos, sem maiores dificuldades.

O único ponto negativo que posso ressaltar, e que deve ser considerado cuidadosamente, é o barulho. Durante seus voos, ele me recordou o meu secador de cabelo.

Mas colocando na balança, devo dizer que há modelos que são melhores para determinados usos, acompanhe a lista.

Vídeo do Air Hogs Helix X4 voando:


O Melhor para Iniciantes com alguma experiência:

Blade Nano QXBlade Nano QX

Por apenas 90 dólares, o Blade Nano QX faz o X4 Heliz parecer um dirigível gigante.

Ele é incrivelmente leve, e super-rápido.

O controle possui dois modos:

  • Iniciante: com estabilidade suficiente para voar dentro de casa;
  • Especialista: desativando inteiramente o giroscópio, permitindo acrobacias no ar.

Vídeo do Blade Nano QX voando dentro de casa, um vídeo muito legal por até contar com FPV (first person view, visão em primeira pessoa):

First Person View do Blade Nano QX

Com todo este potencial sob o capô, suas proteções não são suficiente para protegê-lo do pior, como eu descobri quando rachou sua carcaça, ou quando deformou permanentemente uma de suas hélices, e acidentalmente, arranquei um dos motores (enquanto tentava remover uma de suas hélices).


O Drone Miniatura:

UDI U839: drone miniaturaUDI U839: drone miniatura

Parecendo uma joaninha, custa apenas 33 dólares.

Suas proteções foram bem concebidas, é o único modelos dentre os que testei que mesmo voando várias vezes não tive nenhuma hélice perdida ou danificada.

Ele possui muito mais potencial do que os outros mini-drones, o que pode tornar um desafio voar dentro de casa.

É possível fazer algumas manobras no ar, com ele.

Também possui bons pés de borracha, que permite a execução de pousos difíceis.

A bateria dura mais tempo do que com outros modelos graças à engenhosa ideia de usar um par de baterias LiPo idênticos: basta trocar uma pela outra quando ela descarrega, permitindo outro voo de 6-7 minutos instantaneamente.

Tive alguns problemas com o giroscópico dele, mas resolvi recalibrando-o sem grandes dificuldades embora seja um pouco incômodo por ocorrer várias vezes ao bater contra a parede.

Vídeo do UDI U839:


Melhor Modelo de Drone com Câmera:

Syma x5CSyma x5C

Poucos são os modelos iniciantes que contam com uma câmera e proteção às hélices, e este é um deles.

Custa apenas 60 dólares, mas vale lembrar que os materiais utilizados e da qualidade da câmera, são inferiores se comparada aos smartphones com os quais estamos acostumados.

Destaca-se por ser um dos mais estáveis, o suficiente para voar dentro da minha casa e contra leves brisas, embora sua estabilidade não seja perfeita.

Para iniciar uma gravação de vídeo basta pressionar um botão no controle remoto, a imagem não é muito boa, mas uma imagem aérea tem o seu charme!

Vídeo mostrando um voo do Syma X5C


O Modelo Mais Silecioso:

Syma X4Syma X4

Fiquei um pouco surpreso ao testar este, por conta do seu voo silencioso.

Por apenas 35 dólares, o Syma X4 lembra um aspirador em miniatura.

Além de ser elegante e bem construído, é maravilhosamente estável para voos internos – o modelo mais fácil de voar de todos os drones-miniaturas que eu testei.

Gamers se sentirão em casa com o seu controle que recorda o do Xbox, mas é importante verificar se todos os botões estão funcionando corretamente, o que eu comprei um deles estava desalinhado o que o tornou extremamente complicado para apertar.

Vídeo do Syma X4 em um voo com bateria cheia e em um local coberto pela neve, para deixar os brasileiros, que não contam com essa possibilidade e gostam do frio, com inveja.

Vídeo do drone Syma X4 voando na neve


O Pequeno Drone com Câmera:

Husban X4 com CâmeraHusban X4 com Câmera

A grande vantagem deste modelo de drone é o seu tamanho, assim como o do seu controle, eles são pequenos. O que o torna fácil de carregar para qualquer lugar.

Você consegue colocar ele em algumas bolsas, dependendo do tamanho dela, facilita para algumas imagens aéreas únicas de viagens, das férias, das festas etc.

Claro, existe alguns modelos ainda menores, mas eles não contam com a funcionalidade da câmera.

A bateria dele é removível, o que permite a troca da bateria esgotada, após o voo, por uma carregada - o que concede imediatamente mais alguns minutos de voo.

Existem algumas baterias com uma maior capacidade de carga, o que aumenta um pouco o tempo máximo de voo do seu drone, além de alguns carregadores que permitem carregar mais de uma bateria ao mesmo tempo.

Infelizmente, a autonomia dos drones “domésticos” ainda é menor do que gostaríamos.

Àqueles que ficaram curiosos sobre o Hubsan X4 e sua câmera, segue um vídeo dele voando onde é possível ver as imagens capturadas (vídeo) pelo drone na praia, para não deixar dúvidas sobre a sua qualidade.

Hubsan X4: um voo do drone na praia


Dicas para iniciantes com os drones

A dica principal para quem quer comprar algo é uma: pesquisar.

Uma lista dos fatores que devem ser levados em conta na hora da compra do seu drone está disponível aqui no ODrones

Como ficou aqui bem claro, pelo menos acredito eu, há drones que são melhores para algumas situações e outras que são recomendados para outras. Cabe a você pensar, antes de fechar negócio, sobre qual uso você fará.

E claro que nada impede de montar uma coleção com diversos modelos de veículos aéreos não tripulados, e depois de se apaixonar pelo primeiro é fácil vir os próximos.