A Guarda Nacional Republicana (GNR), de Portugal, [http://www.gnr.pt/] anunciou que passará a usar drones em várias atividades, como forma de providenciar uma rápida resposta em casos de emergências e na proteção da natureza. Um dos usos que ganhou destaque foi o de combate a incêndios nas proximidades do, e o incluindo, Parque Nacional da Peneda – Gerês [http://www.geira.pt/pnpg/index.html], que é o único parque nacional de Portugal.

Contando com mais de 70 mil hectares, o parque que se localiza ao extremo nordeste do Minho, é considerado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO. É uma das maiores atrações naturais de Portugal, por conta da sua impressionante beleza paisagística, além de sua grande variedade de fauna e flora.

Drones combatendo incêndios no GerêsDrones combatendo incêndios no Gerês

Além de combate a incêndios, os drones também terão outras funções, tão importantes quanto a primeira, como a sua participação em operações de busca e salvamento, combate à caça e outras atividades para garantir a preservação da natureza.

A Guarda Nacional Republicana declarou que está com esperanças de que tudo comece a funcionar já em 2016. Contando com um total de 14 veículos aéreos não tripulados. A iniciativa é parte do projeto VIANA, os valores de investimentos nele totalizam cerca de 3,5 milhões de euros. E o objetivo principal é evitar a destruição e reduzir os números de incêndios, entre 2010 e 2012 foram registrados quase 2 mil incêndios, que chegaram a destruir quase 32 mil hectares. Vale a pena ficar de olho nesta iniciativa, de usar drones no combate aos incêndios, e comparar os números de casos e de focos das chamas, pois a tendência é que os mesmos causem menos estrago com a participação dos drones.