Já falamos aqui no ODrones sobre a utilização de drones em operações de resgate, mais especificamente a sua exitosa atuação em resgates no Mediterrâneo. E não é de se surpreender que eles venham a ser utilizados em operações de resgate, na verdade é um alívio saber que há a procura pela inovação tecnológica para fazer a diferença e construir um mundo melhor.

Não apenas em operações de resgate, há outras que merecem destaque em que os drones têm um papel fundamental: a utilização da Guarda Nacional Republicana em combater incêndios com eles, sua participação na luta contra a dengue e até mesmo com seus incríveis movimentos em uma dança.

Esta semana um vídeo ganhou grande notoriedade na internet, chegando a atingir 1 milhão de visualizações em apenas 3 dias. O vídeo é sobre um drone resgatando outro. A história motivadora é tão interessante quanto o vídeo em si.

Resgate entre Drones

O americano Harrisen Howes contou que o drone que havia sido perdido, pois estava preso em uma parte do telhado do seu vizinho de difícil acesso, tinha sido controlado 2 meses antes por um amigo seu que estava alcoolizado. E neste ponto fica a mensagem de: se beber, não voe.

O modelo perdido era um Syma X5C, do qual já falamos aqui, e para o resgate foi utilizado DJI Phantom 3. Usando ganchos que estavam preso a esse, conseguiu voar até o local onde se encontrava o drone que seu amigo havia perdido e efetuou o resgate, após algumas poucas tentativas. Vale lembrar que nesta operação, a câmera equipada ao drone fez toda a diferença, pois foi com ela que foi possível o americano se orientar e conseguir sucesso em sua missão.

Após o drone concluir sua missão de resgate, e Howes conseguir trazer de volta às suas mãos o modelo perdido, é possível ver no vídeo ele comemorando. E disse que mesmo após todo este tempo em que o Syma X5C ficou parado e preso no telhado, não houve nenhum grande dano, foi necessário apenas efetuar a troca da bateria e o veículo aéreo não tripulado já estava pronto para voar novamente, e desta vez sem ficar preso.

Confira o vídeo que está bombando na internet, tire suas próprias conclusões e pense nas coisas perdidas que você pode recuperar com ajuda dos drones. A música deu um toque especial ao vídeo, ela é a No time for caution do Hans Zimmer.

 

Categorias: